Um olhar diferente para a informação

Quem matou a Taís?

quem-matou-tais.jpgA turma reunida em frente a minúscula tv. Detalhe no rosto de concentração da professora Ivana (com pasta verde na mão)

Essa pergunta foi o tema de muitas conversas nas últimas semanas. Ontem (28/09/07) o questionamento foi respondido em alto estilo: no último capítulo da novela Paraíso Tropical. Tive certeza de uma coisa: novela boa só é boa na última semana. Para saber de todo o resto, basta se interar do que acontece com que está assistindo desde o início e sabe da trama.
Mas o post de hoje é para falar do que vi durante essa última hora de novela no capítulo final.

Depois de uma “prova barra” que não tive (isso foi fundamental para que eu acompanhasse o último capítulo), fui até o laboratório da universidade, chegando lá vi um montinho reunido, pensei que fosse briga, já ia fotografar e escrever uma matéria para o blog, mas logo depois percebi que o monte tava apertado demais e não teria espaço para ser uma briga. Me aproximei e vi que estavam diante de um minúsculo, mas minúsculo mesmo, aparelho de tv de 7 polegadas (eu acho) que ainda era preto e branco.

“Eu esperei por essa noite uma semana….”

Olhos vidrados na tela e detalhe, o horário era de aula e aula da professora Ivana. Segundo ela, o fato de assistir a novela não mudava em nada o caráter da aula, pois eles estavam aplicado Canclini na observação do desenrolar da história (a professora é quem manda né?)

Não resisti e fiquei lá também, tá certo que foi numa posição nada estratégica, mas consegui ver uma parte da imagem chuviscada da pequena tv.

Logo em seguida, o estúdio do laboratório virou uma grande sala de aula e todos os telespectadores, opa, quer dizer, alunos, foram para lá, eu me entrosei logo e segui a procissão. O mais engraçado foi a professora aproveitando os intervalos comerciais para fazer toda uma análise da novela para os alunos.

Depois que descobriram quem foi o assassino da gloriosa Taís, todo mundo da sala se levantou e foi embora, como se a novela tivesse terminado, olhei para um lado, olhei para o outro, vi a hora e disse: é, deixa eu ir também, vou ver a reprise amanhã. “Eu esperei por essa noite uma semana….”

Comentários em: "Quem matou a Taís?" (5)

  1. Antenor Cavalcante disse:

    E o filho do Olavo que a Bebel estava esperando e dizia que era meu? Alguém sabe o que aconteceu com ele? Se descobrirem, me contem, por favor.

  2. Caro amigo, não tenho o hábito de assistir novela, mas te confesso que vivi o entusiasmo dos colegas, de trabalho, sobretudo, esta última semana. Entrei até num bolão de um real, que perdi, claro, tamanha era a euforia contagiante dos noveleiros que vivem ao meu redor. Pois bem, né que ontem me sentei em frente à tv pra assistir ao tal final!? Bom, pelo menos a parte que interessava à minha curiosidade e o meu bolso: “quem matou Taís?”. De fato, o resultado não foi surpreendente, mas nada tão frustrante quanto ver os mordomos ou as governantes ou qualquer pessoa que poucas vezes deu as caras na telinha levando a culpa e se sentir um idiota por ter esperado por isso. No entanto restou, sim, uma frustração diante da banalização escancarada da violência, mais uma vez. Bom, não quero entrar aqui no mérito da questão sobre o que diriam os grandes pensadores da nossa área de atuação profissional sobre poder da comunicação de massa. Mas acho que foi por estudá-los, além de outros valores, que me retirei da frente da televisão entristecida depois da cena que em os irmãos, bastardos ou não, se mataram brutalmente na frente da mãe. E ela, Marion, sem demonstrar grandes emoções.
    É inegável, e fico feliz, que a televisão brasileira tenha melhorado tanto em termos técnicos, já que talento sempre tivemos – é o que dizem. Recursos de áudio, vídeo, e de infra-estrutura como um todo proporcionaram cenas de ação de tirar o fôlego. Admiráveis! No entanto, não era filme no cinema nem a locação de dvd policial. Era a novela do canal aberto mais assistido no país, no horário da sua maior audiência. E embora a classificação etária alertasse que os pais deveriam ter tirar os filhos da frente da telinha… Bom, sabemos que a maioria da população brasileira ainda não vela pelo bom senso. E é por isso que muitos devem ser se lamentado, não com o final, mas com o fato de ter acabado e já devem estar ansiosos com a próxima que vem por aí…
    Fica aqui meu lamento.

  3. alexandre lobato disse:

    fala andre coloca as fotos do padre fabio de melo quero ver hehe ate…

  4. André, divino, para nós da comunicação social todas as análises são possíveis. Inclusive da influência da novela sobre a nem sempre passível opinião pública. O tom brincalhão da nota não deixa de fora isso, mas é bom salientar nosso interesse por isso… Bjs

  5. Anônimo disse:

    oh, 😦 meu bichinho lá em cima não saiu fiquei com raiva :mrgreen:

Deixe um comentário